Em 3 de dezembro de 2024, o Sesc Glória, um dos principais espaços culturais de Vitória, foi palco de uma apresentação emocionante: o espetáculo de final de ano das crianças da Escola Alphabetz. Nossa escola, que atende crianças de 6 meses a 5 anos, é reconhecida por sua abordagem pedagógica inovadora, voltada para o desenvolvimento integral dos alunos por meio da arte, cultura e expressão.
O evento aconteceu no Sesc Glória, um local histórico no centro de Vitória, que se encheu de emoção, com familiares e amigos lotando a Sala Virgínia para apoiar os pequenos. As crianças da Alphabetz encantaram a plateia com a peça “A Grande Aventura no Lago dos Cisnes”, dirigida pela atriz Ananda. A peça simbolizou o crescimento e aprendizado das crianças, sendo o resultado de meses de aulas de teatro e expressão artística, que ajudaram as crianças, com idades entre 2 e 5 anos, a se envolverem na criação e encenação.
A história da peça transportou os espectadores para um mundo encantado, onde cisnes recém-nascidos iniciam uma jornada de descobertas e superação. À medida que crescem, enfrentam obstáculos e aprendem sobre o trabalho em equipe, amizade e cooperação. A narrativa lúdica refletiu o processo de desenvolvimento das próprias crianças da escola, simbolizando suas fases de aprendizado ao longo do ano, onde enfrentaram desafios e celebraram suas conquistas, muito mais pela jornada do que pelo “tesouro” final.
A Grande Aventura no Lago dos Cisnes
A peça narrou a história de cisnes que, ao saírem de seus ovos, enfrentam obstáculos enquanto buscam um tesouro escondido no lago. Para chegar até ele, os cisnes precisam superar medos, encontrar uma chave que abre o baú e derrotar um caçador. A professora e atelierista Marina Mello, que também atuou na peça, destaca que “mais importante que o tesouro, é a jornada de superação e trabalho em equipe”, valores que simbolizam o processo de crescimento das crianças. A história, cheia de aventuras e desafios, foi uma metáfora para o aprendizado e amadurecimento das crianças da Escola Alphabetz, que ao longo do ano superaram dificuldades e se tornaram mais confiantes e cooperativas.
O Processo de Preparação das Crianças
Bruna Sindra, diretora escolar nos conta que o processo de preparação das crianças começou em abril, quando as crianças assistiram à peça “Alice no País das Maravilhas” no Teatro da UFES. Esse evento inicial despertou o interesse e a curiosidade das crianças pela arte teatral. Desde então, com o início das aulas de teatro e expressão corporal, as crianças passaram a explorar o teatro de forma prática, com o auxílio das companhias Ato Falho Coletivo e Cia Nós de Teatro. Durante as aulas, as crianças aprenderam técnicas de dramatização, improvisação e expressão criativa, além de desenvolverem habilidades importantes como a cooperação e a amizade.
As aulas também enfatizaram a expressão corporal e vocal, permitindo que as crianças se comunicassem e expressassem emoções por meio de gestos, movimentos e falas. O teatro foi uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento emocional das crianças, ajudando-as a lidar com sentimentos e a compreender melhor os outros. Além disso, o trabalho em grupo e a dinâmica de colaboração também foram elementos centrais nas aulas, o que reforçou o valor da convivência e do respeito mútuo.
O aspecto lúdico das atividades foi outro ponto forte. O teatro proporcionou às crianças um espaço para explorar sua imaginação, ao mesmo tempo em que estimulava a criatividade e o pensamento crítico. As aulas não apenas ensinaram sobre teatro, mas também sobre os valores da amizade, da cooperação e do trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos pequenos.
A Importância do Teatro na Educação Infantil
O teatro, como ferramenta pedagógica na educação infantil, tem um impacto significativo no desenvolvimento das crianças. Ele oferece oportunidades únicas para que as crianças explorem o mundo ao seu redor, desenvolvam habilidades emocionais e sociais e adquiram conhecimento de maneira lúdica e criativa.
Uma das maiores contribuições do teatro é no desenvolvimento emocional. Ao interpretar personagens e vivenciar situações diferentes, as crianças aprendem a expressar suas emoções de maneira saudável, além de desenvolver a empatia, que é essencial para o convívio social. O teatro também favorece a autoestima, pois as crianças ganham confiança ao se apresentar diante de uma plateia, superando a timidez e aprendendo a lidar com os erros de maneira construtiva.
Além disso, o teatro desenvolve habilidades cognitivas importantes. A prática de decorar falas, ensaiar movimentos e criar histórias estimula a concentração, a memorização e o raciocínio. O desenvolvimento da criatividade também é fundamental, pois as crianças aprendem a pensar de forma inovadora ao criar personagens e enredos. Essas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas são fundamentais para o futuro das crianças.
A comunicação também é um ponto crucial. O teatro melhora as habilidades de fala e expressão, ajudando as crianças a se comunicarem de forma clara e eficaz. Ao trabalhar em grupo, elas aprendem sobre a importância do trabalho coletivo, compreendendo que o sucesso de uma peça depende do esforço de todos.
Portanto, a educação teatral na infância é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, contribuindo para a formação integral das crianças e ajudando-as a se tornarem indivíduos mais criativos, empáticos e colaborativos.
A Apresentação no Sesc Glória
No Sesc Glória, a apresentação foi um grande evento, dividido em duas sessões para que todos pudessem prestigiar o trabalho das crianças. A atmosfera era de pura emoção e orgulho. Para muitos pais, era a primeira vez que viam seus filhos se apresentando em um grande palco, o que tornava o momento ainda mais especial. As crianças estavam seguras e confiantes, prontas para mostrar todo o aprendizado do ano.
Os figurinos das crianças foram cuidadosamente preparados, leves e delicados e faziam referência aos cisnes para ajudar a criar uma atmosfera de graça e leveza no palco. A expressividade das crianças e sua liberdade de se divertir e improvisar durante as apresentações foi notável, mostrando que, apesar de sua pouca idade, haviam absorvido não só o enredo da peça, mas as lições sobre cooperação e amizade.
A plateia estava visivelmente emocionada, com aplausos e sorrisos a cada cena. O brilho nos olhos dos pais e responsáveis deixava claro o quanto aquele momento era importante. O espetáculo refletiu o desenvolvimento das crianças, mostrando suas jornadas de crescimento, aprendizado e superação.
Um Ciclo de Aprendizado e Celebração
Ao final da peça, o sentimento era de alegria e satisfação. As crianças receberam os aplausos de todos, triunfantes, após um ano de esforço e dedicação. A apresentação de “A Grande Aventura no Lago dos Cisnes” foi a celebração de um ciclo de aprendizado e crescimento, tanto para as crianças quanto para a escola e suas famílias. O evento no Sesc Glória simbolizou a conclusão de um ano de descobertas, cooperação e amizade, e ficará para sempre na memória de todos os presentes.