Alphabetz

Da Origem do Pescado à Moqueca Capixaba: As Linguagens da Comida na Alphabetz

A educação alimentar é um pilar fundamental no desenvolvimento saudável das crianças. Na escola Alphabetz, essa jornada de descobertas culinárias e nutricionais ganha contornos únicos, inspirados nas renomadas abordagens de Reggio Emilia. Neste artigo, mergulharemos em uma experiência fascinante que une gastronomia, cultura local e aprendizado: “Da origem do pescado à moqueca capixaba”.

receita da moqueca capixaba
Dizem que capixaba que é capixaba já conhece a receita e os ingredientes da moqueca capixaba desde cedo. Na Alphabetz honramos essa tradição com muito sabor e ludicidade.

A Importância da Educação Alimentar na Primeira Infância

Antes de explorarmos as deliciosas aventuras culinárias da Alphabetz, é crucial entendermos por que a educação alimentar é tão importante para crianças em idade pré-escolar. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), hábitos alimentares saudáveis estabelecidos na primeira infância têm um impacto duradouro na saúde e no bem-estar ao longo da vida.

Dr. William W. Li, em seu livro “Comer para Vencer Doenças”, reforça essa ideia: “Todos temos uma oportunidade enorme para assumir o controle de nossa vida usando o alimento para transformar nossa saúde.” Li destaca que a saúde vai além da mera ausência de doenças, envolvendo os sistemas de defesa do corpo. Ele ensina que ao escolher os alimentos com a sabedoria de quem conhece mais que só o sabor dos alimentos, podemos evitar e até curar muitas doenças.

Nutrindo o Futuro: A Dieta Ideal para Crianças Brasileiras

Entender o que constitui uma alimentação adequada para crianças é essencial tanto para educadores quanto para pais. Baseando-nos nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira e recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, apresentamos os elementos-chave de uma dieta saudável para crianças em idade pré-escolar:

  1. Alimentos In Natura ou Minimamente Processados:
    • Frutas variadas: ricas em vitaminas, minerais e fibras
    • Legumes e verduras: fonte de nutrientes essenciais
    • Feijões e outras leguminosas: proteínas vegetais e fibras
    • Cereais integrais: energia de liberação lenta e fibras
    • Tubérculos: fonte de carboidratos complexos
  2. Proteínas de Qualidade:
    • Carnes magras: ferro e proteínas de alta qualidade
    • Peixes: ômega-3 para desenvolvimento cerebral
    • Ovos: nutrientes essenciais em um pacote completo
    • Leite e derivados: cálcio para ossos e dentes fortes
  3. Gorduras Saudáveis:
    • Azeite de oliva: fonte de gorduras monoinsaturadas
    • Abacate e castanhas: gorduras boas e nutrientes essenciais
  4. Hidratação Adequada:
    • Água: fundamental para todas as funções corporais
    • Sucos naturais (sem adição de açúcar): complemento vitamínico
  5. Limitação de Alimentos Processados e Ultraprocessados:
    • Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio

Nutrientes Essenciais no Prato das Crianças

  1. Ferro: Fundamental para o desenvolvimento cognitivo e prevenção da anemia. Fontes: carnes vermelhas magras, feijão, folhas verde-escuras.
  2. Cálcio: Essencial para ossos e dentes fortes. Fontes: leite e derivados, vegetais de folhas verde-escuras.
  3. Vitamina D: Importante para a absorção de cálcio e saúde óssea. Fontes: exposição solar moderada, peixes gordurosos, ovos.
  4. Ômega-3: Crucial para o desenvolvimento cerebral. Fontes: peixes de água fria, sementes de chia, nozes.
  5. Fibras: Importantes para a saúde digestiva. Fontes: frutas, legumes, cereais integrais.
  6. Vitamina C: Fortalece o sistema imunológico. Fontes: frutas cítricas, morangos, pimentão.
  7. Zinco: Importante para o crescimento e sistema imunológico. Fontes: carnes, feijões, castanhas.

 

A Abordagem Única da Alphabetz

Inspirada nas metodologias de Reggio Emilia, a Alphabetz desenvolve suas próprias experiências, receitas e reflexões sobre educação alimentar. O projeto “Da origem do pescado à moqueca capixaba” é um exemplo brilhante dessa abordagem, integrando-se ao macro projeto trimestral “Mares e Marés”.

A escola compreende que a alimentação vai além da nutrição. Como destaca o livro “As Linguagens da Comida: Receitas, Experiências, Pensamentos” da Coleção Reggio Emilia, “A creche se oferece como lugar privilegiado para iniciar, de acordo e em confronto com a família, um novo percurso de conhecimento cognitivo e emotivo sobre a comida e a alimentação.”

Da Vila de Pescadores à Mesa: Uma Jornada de Aprendizado

Conhecendo a Vila de Pescadores

A experiência começou com a visita de Suzane Correa, mãe da pequena Cecília de 5 anos. Utilizando uma maquete criativa, Suzane apresentou às crianças o dia a dia na Vila de Manguinhos, uma tradicional comunidade pesqueira da região. Os pequenos aprenderam sobre a rotina dos pescadores, desde o nascer do sol até o retorno com o pescado.

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Conhecer os elementos que compõem uma vila litorânea e sua dinâmica que começa antes do nascer do sol, com os barcos coloridos indo para o mar, foi a atividade proposta nesta maquete simples da Vila de Manguinhos. A vila de Manguinhos, com sua bela praia de águas calmas, fica na região metropolitana de Vitória e é bastante frequentada pelas famílias nos finais de semana.
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As crianças aprenderam que, no mar, os pescadores lançam suas redes e aguardam o pescado. Aprenderam também que estes precisam ter cuidado para não capturar as tartarugas marinhas e nem machucar os surfistas.

Esta atividade não apenas ensinou sobre a origem dos alimentos, mas também sobre a importância das comunidades locais na produção alimentar. Como ressalta Bela Gil em seu livro “Bela Cozinha – Ingredientes do Brasil”: “Quanto mais perto estivermos da produção da nossa comida e quanto mais valorizarmos as pessoas que as produzem, teremos mais produtos de qualidade para o consumo e mais chance de aderir a uma alimentação saudável.”

Plantando Coentro: Do Solo à Mesa

Após conhecerem a origem do pescado, as crianças foram convidadas a plantar mudas de coentro na horta da escola. Esta atividade prática não apenas ensinou sobre o cultivo de alimentos, mas também introduziu as crianças ao aroma característico do coentro, ingrediente essencial na moqueca capixaba.

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Um dos cheiros mais característicos da moqueca capixaba vem do coentro. Propomos às crianças plantarmos mudas desse tempero para depois cozinhar a moqueca.

O contato direto com a terra e as plantas estimula os sentidos das crianças e cria uma conexão tangível com os alimentos que consomem. Além disso, o cultivo de ervas e temperos na escola promove a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

Preparando a Moqueca Capixaba: Mãos à Obra!

Semanas depois, Mayte Aguiar, mãe do Lucas, 6 anos, liderou uma aula prática de culinária. Com seu carisma e habilidade culinária, Mayte guiou as crianças na preparação da famosa moqueca capixaba.

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Chegado o dia da refeição especial, a mamãe Mayte Aguiar, apresentou às crianças os ingredientes que seriam usados na moqueca, desde o peixe até a panela.

As crianças participaram ativamente, cortando temperos como coentro e tomate, aprendendo sobre os ingredientes e o processo de preparo. O uso da tradicional panela de barro acrescentou um toque cultural à experiência, conectando os pequenos chefs às tradições culinárias locais.

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As crianças foram convidadas a ajudar no preparo da moqueca, picando os temperos. Nessa imagem, Davi e Marcelo picam o coentro.
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Cecília e Clara cortam o tomate, treinando o domínio no uso da faca e explorando a textura desse vegetal. Sentir-se útil é algo que traz satisfação e alegria às crianças.

Esta atividade prática vai ao encontro do que é preconizado em “As Linguagens da Comida”: “O cuidado pelas degustações, pela boa e bonita composição do prato, pela estética de preparação da mesa, o prazer de compartilhar o almoço com os amigos, a oportunidade de conhecer a cozinha como laboratório polissensorial são estratégias importantes para criar uma valorização do grupo e um acolhimento em relação a todos.”

Da mesa de casa à mesa da escola: a importância de incluir a família da educação alimentar

A educação alimentar não é uma responsabilidade exclusiva da escola. Na Alphabetz, acreditamos que a parceria entre escola e família é fundamental para o sucesso de nossas iniciativas culinárias e nutricionais. Como destacado no livro “As Linguagens da Comida”, “A entrada das crianças na creche, muito frequentemente, torna-se ocasião de confrontos entre adultos que se ocupam dos pequenos de maneira variada, portanto pais, avós, pediatras, cozinheiras e professoras que, juntos, criam um estreito diálogo sobre educação alimentar.”

Além da Moqueca: Outras Experiências Culinárias na Alphabetz

A jornada culinária na Alphabetz não se limita à moqueca capixaba, ela é trabalhada nas refeições diárias com todo o carinho e envolvimento da equipe Alphabetz, das cozinheiras à nutricionista, das professoras à diretoria. Tudo é pensado e produzido para levar nutrição e experiências significativas às crianças, que têm o privilégio de  moldar seus hábitos alimentares com variedade de nutrientes e alimentos e estabelecendo relações saudáveis e positivas com a comida.

No campo das experiências ímpares, enriquecedoras e fora do trivial, destacamos outras experiências recentes com a comida na Alphabetz:

  1. Do Feijão a Feijoada: Uma exploração da culinária brasileira, desde o plantio do feijão até o preparo do prato típico.
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Semanas antes do delicioso jantar especial com feijoada, a turma foi convidada a conhecer os tipos de feijões e plantar as sementes, precisando aguardar que fossem colhidas na horta da escola.
  1. Sucos de Frutas da Estação: As crianças aprendem a preparar sucos naturais de caju, abacaxi e outras frutas, explorando sabores e texturas sazonais. 
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Depois de cheirar, tocar, fazer o suco e provar, as crianças foram convidadas a explorar a beleza do caju, representando-o com tintas, telas e cavaletes no ateliê da escola. Observe a preocupação estética na disposição dos materiais.

Conhecendo Alimentos do Nordeste: Inspirados na história “A melhor comida do mundo”, os alunos descobrem a rica gastronomia nordestina.

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A batata doce e o milho são dois alimentos muito presentes nas refeições servidas às crianças, por isso demos a oportunidade de elas conhecerem esses alimentos in natura, reconhecendo suas formas, texturas, cores e origem.

A Padaria da turma Kinder Beija Flor: Numa tarde muito agradável no ateliê, as crianças se envolvem desde o preparo da massa até a modelagem de biscoitos e bolinhos.

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Na cozinha do ateliê as crianças escolhem as formas, dosam os ingredientes, misturam e sovam as diferentes massas propostas na padaria da turma Kinder. Bolos, biscoitos e pãezinhos foram produzidos durante a tarde.
  1. De onde vem o chocolate? De maneira lúdica, divertida e deliciosa nossas crianças aprendem sobre o processo de produção do chocolate que vem do cacau.
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Na ocasião da Páscoa propomos que as crianças descubram, dos bebês até as turmas kinder, a origem do chocolate, conhecendo e manuseando o cacau e preparando e provando misturas de chocolate. Observe a disposição estética dos ingredientes antes das crianças iniciarem a atividade.

Estas atividades não apenas ampliam o repertório culinário das crianças, mas também promovem a diversidade cultural e o respeito às diferentes tradições alimentares do Brasil.

O Impacto da Educação Alimentar na Alphabetz

A abordagem da Alphabetz para a educação alimentar vai muito além de ensinar sobre nutrição. Ela cria experiências multissensoriais que:

  1. Estimulam a Curiosidade: As crianças aprendem a questionar a origem dos alimentos e a apreciar o processo de preparação.
  2. Desenvolvem Habilidades Motoras: Atividades como plantar, colher e cortar alimentos ajudam no desenvolvimento motor fino.
  3. Promovem a Socialização: O preparo e o compartilhamento de refeições fortalecem laços sociais e emocionais.
  4. Incentivam Hábitos Saudáveis: Ao participar do processo, as crianças tendem a ser mais abertas a experimentar novos alimentos.
  5. Valorizam a Cultura Local: A utilização de ingredientes e receitas regionais fortalece a identidade cultural.
  6. Educam para a Sustentabilidade: O cultivo de alimentos e o uso de ingredientes locais promovem consciência ambiental.
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Que delícia comer entre amigos! Nesta imagem vemos que o assunto rendeu na turma Kinder enquanto degustavam a famosa moqueca capixaba. Para algumas crianças o sabor tradicional do peixe, tomate e coentro já eram velhos conhecidos, despertando e criando memórias, para outras representou o desafio de provar novos sabores.

Nutrindo Corpo, Mente e Cultura

A experiência “Da origem do pescado à moqueca capixaba” exemplifica como a Alphabetz transforma a educação alimentar em uma jornada rica e multifacetada. Ao unir gastronomia, cultura local e aprendizado prático, a escola não apenas educa sobre nutrição, mas também cultiva o amor pela comida, o respeito pelas tradições e a consciência sobre a origem dos alimentos.

Como educadores e pais, temos o poder de moldar as futuras gerações através da alimentação. A Alphabetz demonstra que, com criatividade e dedicação, podemos transformar cada refeição em uma oportunidade de aprendizado, crescimento e conexão.

Que as experiências vividas na Alphabetz inspirem outras instituições e famílias a explorarem as múltiplas linguagens da comida, nutrindo não apenas os corpos, mas também as mentes e os corações de nossas crianças.

Para conhecer um pouco mais sobre a Escola Alphabetz, entre em contato com nossa secretaria e agende uma visita.

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Foi uma alegria interagir com essa turminha linda! Parabéns Alphabetz por incluir a família em diversas ocasiões e das mais diferentes formas. È importante para as crianças, mas é sobretudo muito gratificante para gente, mãe e pai, participar.

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