Alphabetz

A Tela e a Primeira Infância: Existe Equilíbrio possível?

Uma publicação do Jornal da USP de 2023 alerta que, no Brasil, mais da metade do tempo acordado dos adultos é destinado ao uso de smartphones e computadores. Esse levantamento foi realizado por uma plataforma internacional que pesquisou 45 nações ao redor do mundo, e o Brasil é o segundo país com mais pessoas em frente a uma tela, perdendo apenas para a África do Sul. Uma possível explicação para esse tempo elevado pode estar ligada ao crescimento dos serviços de streaming online, mas mais importante do que saber o que causa esse fenômeno é pensar quais estratégias podemos pessoalmente utilizar para não fazer parte dessa triste estatística.

A Tela e a Primeira Infância
As estatísticas elevadas do uso de telas no Brasil e no mundo servem de alerta para as famílias e a escola na condução desse recurso com crianças da primeira infância.

Impacto das Telas na Primeira Infância

Essa realidade se torna ainda mais preocupante quando consideramos a exposição de crianças a telas e conteúdos audiovisuais excessivos. De acordo com dados de 2011 da Academia Americana de Pediatria (AAP), cerca de 90% dos pais informam que seus filhos com menos de 2 anos usam mídias eletrônicas (PAPALIA, Diane E., Desenvolvimento Humano, 14ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2022).

Recomendações sobre o uso de telas:

  • Associação Brasileira de Pediatria (ABP), Academia Americana de Pediatria (AAP) e Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que o uso de telas seja extremamente limitado para crianças até 3 anos.
  • A Sociedade Brasileira de Pediatria sugere que crianças menores de 2 anos não devem ser expostas a telas, e crianças entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a no máximo uma hora por dia.

Mas por que, com recomendações tão claras, pais e mães continuam expondo seus bebês e crianças em idade pré-escolar às telas? A resposta pode estar ligada ao desconhecimento ou descaso com os estudos e conselhos dos especialistas, que afirmam que crianças aprendem melhor com atividades práticas e interpessoais, como conversar, ler ou brincar com brinquedos. Além disso, é cada vez mais evidente que muitos pais e mães estão, eles mesmos – as pessoas mais influentes na vida dos filhos – mais distraídos com as telas.

Consequências do Uso Excessivo de Telas

O uso excessivo de televisão pode prejudicar o desenvolvimento da atenção nas crianças. Inúmeros casos reais ilustram como esse uso pode levar a problemas de atenção, linguagem e habilidades sociais nas crianças. Estudos indicam que pode haver uma correlação direta entre o uso prolongado de telas e o desempenho escolar. “Em um estudo bastante citado, quanto mais horas crianças de 1 e 3 anos passavam assistindo à televisão, maior era a probabilidade de apresentarem problemas de atenção aos 7 anos” (PAPALIA, Diane E., Desenvolvimento Humano, 14ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2022).

Principais consequências do uso excessivo de telas:

  • Problemas de atenção e concentração
  • Atrasos no desenvolvimento da linguagem
  • Dificuldades nas habilidades sociais
  • Possível impacto negativo no desempenho escolar

Detox das telas: bons hábitos fomentam outros

Por outro lado, atender às recomendações de limitação do uso de telas na primeira infância libera tempo para hábitos mais saudáveis. Hábitos saudáveis facilitam a criação ou desenvolvimento de outros hábitos positivos. Liberar as crianças do tempo de tela pode promover benefícios significativos, incluindo:

Benefícios de limitar o tempo de tela:

  1. Melhoria no desempenho de tarefas que envolvem memória e atenção: Crianças que passam menos tempo em frente às telas tendem a ter um melhor desempenho nessas áreas cognitivas.
  2. Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: Com menos tempo de tela, as crianças têm mais oportunidades para interações sociais, o que é importante para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e da linguagem.
  3. Estímulo à criatividade e imaginação: Atividades sem tela, como brincar ao ar livre e contar histórias, podem estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
  4. Promoção de um estilo de vida saudável: Menos tempo de tela está associado a mais atividades físicas, como correr, pular e dançar, contribuindo para a saúde física e o bem-estar.
  5. Melhor qualidade do sono: A exposição reduzida à luz azul das telas antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono das crianças.
  6. Prevenção de problemas comportamentais: Limitar o tempo de tela pode ajudar a prevenir problemas comportamentais relacionados à impulsividade e dificuldade de controle inibitório.

 

O Papel das Escolas na Limitação do Uso de Telas

Se em casa o tempo de tela deve ser controlado e limitado, imagina na escola! Infelizmente, ainda é comum encontrar, principalmente em creches e escolinhas de bairro, a sala do desenho animado, com uma grande tela de TV. Se encontrar uma dessas, refute e fuja para bem longe. Não deixe seu filho exposto a tempo e conteúdo audiovisual que você desconhece.

Na Escola Alphabetz, o uso de conteúdo audiovisual é bastante moderado e pontual, sempre evitando e desencorajando os dispositivos mais habituais como smartphones, tablets e TVs. Quando utilizado, os vídeos são exibidos em projeções de suportes variados, como na parede ou no teto. Há também o cuidado de usar o recurso audiovisual como estratégia para enriquecer os projetos educativos, cheios de outros recursos práticos e plenos de sentido e propósito.

Exemplos do uso benéfico de audiovisuais na Escola Alphabetz:

  1. Cineminha com contação de histórias durante a festa do pijama:
    • Durante uma festa do pijama organizada para crianças de 2 a 3 anos, as professoras organizaram uma grande tenda com um cineminha de projeção, estilo acampamento. Na tela, as professoras encenavam histórias como a tartaruga e a lebre. Essas histórias depois foram trabalhadas com as crianças em outros momentos.
A Tela e a Primeira Infância - festa do pijama
O projeto Contadores de Histórias - vídeos de contação de histórias no Canal de Youtube da Alphabetz - vai à sala de aula durante a Festa do Pijama. Na segunda imagem vemos um momento descontraído em que as crianças brincam com a luz do projetor e suas sombras projetadas na lateral da tenda armada para a festa.

2. Apresentação do fundo do mar com projeção no teto:

    • Como parte do projeto Mares e Marés, as professoras apresentaram para crianças de 2 a 3 anos, deitadas no chão, o fundo do mar cheio de peixinhos coloridos em projeção no teto, dando-lhes a sensação de estarem imersas num gostoso mergulho exploratório.
A Tela e a Primeira Infância - mergulho no fundo do mar
Com projeções no teto, as professoras simulam um mergulho no fundo do mar, ao mesmo tempo em que apresentaram algumas letras e seus sons, trabalhando a alfabetização, a aquisição de vocabulário e a consciência ambiental.

3. Projeção de fotos, vídeos e imagens da família das crianças:

    • Crianças de 2 a 3 anos receberam os pais de uma delas para contar um pouco sobre suas experiências em família, com fotos e vídeos. Um bate-papo estreitou a relação da família com as crianças, que puderam aprender mais sobre a coleguinha.
A Tela e a Primeira Infância - memórias e família
Com projeções de fotos e vídeos, a família da Serena apresentou momentos especiais da família com o mar, estreitando a relação escola-família e criando memórias significativas. O momento também permitiu que as crianças matem um pouco de sua natural curiosidade sobre a família e conheçam melhor a coleguinha, vivendo um pouco de suas experiências.

4. Intercâmbio cultural com vídeo chamadas entre crianças de outra escola:

    • Num projeto pioneiro, as crianças da Alphabetz fizeram vídeo chamadas com crianças de outra escola em Fortaleza, depois de trocarem presentes e conversarem sobre a cultura de cada Estado.
A Tela e a Primeira Infância - intercâmbio cultural
Com auxílio de vídeos e chamadas ao vivo, as crianças participaram de um criativo intercâmbio cultural com crianças de Fortaleza.

5. Aula de inglês com vocabulário do mar e música:

    • Em uma divertida aula de inglês com crianças de 4 e 5 anos, a professora usou imagens reais de um polvo e outros animais marinhos para inspirar as crianças a se movimentar, dançar e cantar com o novo vocabulário, as músicas do idioma estudado e desenhos das crianças.
A Tela e a Primeira Infância - aula de inglês
Através de experiências interativas, vídeos de animais marinhos e músicas como "Freeze" e "The Ocean Jam", fluiu essa divertida aula de inglês.

Equilíbrio ou desafio com oportunidade?

A consciência sobre a necessidade de limitar o uso de telas traz consigo uma enorme responsabilidade para os pais e responsáveis, mas também uma incrível oportunidade de repensar o uso prolongado de mídias eletrônicas em suas famílias. O desafio de reduzir o tempo de tela ficará mais fácil à medida que for coletivo. Promover mais momentos sem tela em família, com boas conversas, leituras e brincadeiras, certamente gerará bem-estar e benefícios para todos.

Longe de um suposto equilíbrio, o momento da infância é de valorizar o analógico, as atividades práticas e as relações interpessoais. Guardadas do uso excessivo de telas na primeira infância, nossas crianças terão mais autonomia para decidir como e quando usá-las na vida adulta e juvenil.

Essa é uma postura arrojada, que exige decisão e comprometimento de pais e mães para com a criação de seus filhos, mas também com seu próprio comportamento. Policiar e evitar o uso das telas ao mínimo necessário e sem excessos é um desafio cheio de oportunidades para uma vida familiar mais saudável mental e fisicamente.

Na escola, como não poderia ser diferente, o desafio é usar a criatividade para só lançar mão do recurso audiovisual quando este for trazer ganhos para os processos de aprendizagem das crianças. Na Alphabetz, como mostramos nos exemplos acima, levamos isso a sério e estamos dispostos a contribuir para uma geração mais criativa e livre para criar sua própria realidade, sem o excessivo impacto das telas e das mídias eletrônicas.

Para conhecer um pouco mais sobre a Escola Alphabetz, entre em contato com nossa secretaria e agende uma visita.

***

Explore e recomende a Alphabetz nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/escolaalphabetz/
Youtube: https://www.youtube.com/@escolaalphabetz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/escolaalphabetz/

0 0 Votos
Avaliação do artigo
Inscrição
Notificar sobre

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

[…] a leitura na rotina diária é uma forma de garantir que ela se torne um hábito. Crie um “ritual de leitura” onde todos na […]

plugins premium WordPress