Alphabetz

Reggio Emilia para além da teoria: prática e planejamento para construção da Abordagem Alphabetz

BLOG ALPHABETZ 3
Nosso time discute sobre o equilíbrio entre teoria e prática na sala de aula.

A Escola Alphabetz, localizada no coração de Vitória, ES, tem como um de seus pilares a filosofia educacional de Reggio Emilia, uma abordagem centrada na criança como protagonista de seu aprendizado. A adaptação dessa filosofia ao contexto brasileiro, em particular, respeita as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, promove uma educação inovadora e investigativa. Neste artigo, exploraremos como a Alphabetz implementa os princípios de Reggio Emilia no dia a dia de sua prática pedagógica, oferecendo um espaço onde as crianças exploram, criam e constroem seu conhecimento com autonomia.

Adaptação da Filosofia Reggio Emilia para a Abordagem Alphabetz

Integrar a abordagem Reggio Emilia às diretrizes da educação infantil brasileira é um desafio que a Escola Alphabetz assumiu com grande competência. Enquanto a BNCC estabelece diretrizes formais e parâmetros para o desenvolvimento das competências infantis, a abordagem Reggio Emilia traz uma visão mais flexível e centrada na criança, onde a curiosidade e a investigação se tornam os motores da aprendizagem.

Na Alphabetz, inspirados em Reggio, desenvolvemos uma abordagem que é moldada para refletir a criança como protagonista, reconhecendo-a como um ser ativo, competente e capaz de criar conhecimento. A BNCC, que também reforça a centralidade da criança no processo educativo, alinha-se com Reggio Emilia nesse aspecto, possibilitando que a escola adapte suas práticas sem comprometer os requisitos nacionais. A valorização da experiência e da interação, que são elementos essenciais de ambas as abordagens, destaca-se nos projetos desenvolvidos na escola. 

Professores atuam como mediadores e observadores atentos, sempre documentando os avanços individuais e coletivos das crianças, e promovendo o aprendizado por meio de experiências investigativas e colaborativas. As formações recorrentes em Reggio Emilia para o corpo docente da Alphabetz ajudam a refletir sobre a prática pedagógica.

Markson CEO da Alphabetz explica que “a formação contínua dos nossos professores e colaboradores está no nosso DNA” e em específico as formações em Reggio Emilia, “nos auxiliam a construir aquilo que hoje chamamos de Abordagem Alphabetz, um jeito próprio de enxergar e trabalhar a educação infantil, adaptado às necessidades das nossas crianças e famílias e que preza pelo protagonismo infantil e a prática observadora e mediadora das professoras”.

O Papel da Documentação Pedagógica na Alphabetz

Na Alphabetz, a documentação pedagógica é um dos aspectos mais valiosos do processo de ensino e aprendizagem. As professoras, treinadas na abordagem de Reggio Emilia, documentam as atividades das crianças por meio de fotos, vídeos e registros escritos. Essa documentação serve para refletir sobre o desenvolvimento de cada criança, além de compartilhar o progresso com as famílias.

BLOG ALPHABETZ 5
Mostra a documentação pedagógica na Alphabetz

Cada criança tem um portfólio individualizado, onde são reunidas as observações e anotações feitas pelas professoras durante os projetos. Essas anotações vão além das atividades diárias, incluindo falas significativas das crianças e detalhes que refletem seu crescimento cognitivo e emocional. Além disso, a escola mantém um aplicativo de comunicação com os pais, onde registros fotográficos e descrições das atividades são compartilhados regularmente. Isso não apenas fortalece a comunicação entre a escola e a família, mas também proporciona aos pais uma visão detalhada do cotidiano de seus filhos.

Bruna Sindra, diretora escolar, aponta para a qualidade da documentação pedagógica: “O portfólio individual é muito bem elaborado e traz até as falas das crianças durante as aulas. No dia a dia a farta documentação fotográfica no app da escola permite que os pais acompanhem as atividades que as crianças estão vivenciando.”

Espaços que Inspiram a Criatividade: O Ambiente como Terceiro Professor

Um dos princípios fundamentais da abordagem Reggio Emilia é a ideia do ambiente como “terceiro professor”. Na Alphabetz, os espaços são cuidadosamente projetados para promover a autonomia e a criatividade das crianças. Materiais de fácil acesso, organizados de forma convidativa e intencional, incentivam a exploração e a experimentação.

A escola conta com uma variedade de espaços temáticos que fomentam a investigação, como o ateliê de artes, onde as crianças podem trabalhar em projetos artísticos com uma ampla gama de materiais. Bancadas e mesas são ajustadas à altura das crianças, promovendo uma interação autônoma com o ambiente. “O ateliê é um espaço vivo, onde as crianças experimentam diferentes texturas, cores, formas e materiais” diz Marina atelierista. 

A figura do atelierista, que trabalha em parceria com as professoras, contribui para o planejamento e execução de projetos que estimulam as “100 linguagens” das crianças – uma metáfora usada em Reggio Emilia para descrever as muitas formas de expressão que a criança pode desenvolver.

Além do ateliê, a escola conta com uma área verde com horta, onde as crianças participam ativamente do plantio e da colheita de frutas e hortaliças, conectando-se à natureza e aprendendo sobre os ciclos da vida de forma prática. Um balanço de tecido, semelhante a uma rede, permite que as crianças experimentem diferentes formas de movimento e equilíbrio, estimulando seu desenvolvimento motor e sensorial.

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Alphabetz

A PBL – Project Based Learning ou aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma prática central na Escola Alphabetz, diretamente alinhada com a filosofia de Reggio Emilia. A partir da observação das crianças, as professoras identificam interesses e questionamentos que orientam o planejamento de atividades e projetos. Essa abordagem investigativa permite que as crianças explorem temas de forma aprofundada, desenvolvendo não apenas habilidades cognitivas, mas também sociais e emocionais.

Cada projeto envolve múltiplas etapas de investigação, onde as crianças trabalham colaborativamente e de forma criativa. As professoras, atuando como mediadoras, fazem perguntas provocativas e instigantes para estimular o pensamento crítico das crianças. Além disso, as professoras utilizam as observações e registros das interações das crianças para ajustar e refinar o andamento dos projetos, garantindo que o aprendizado seja significativo e relevante para cada grupo.

A Participação Ativa das Famílias no Processo de Aprendizagem

Um aspecto que diferencia a Abordagem Alphabetz é o envolvimento ativo das famílias no processo educacional. Na APZ, as famílias são convidadas a participar de várias formas. Além de receberem atualizações regulares sobre as atividades por meio do aplicativo, os pais são frequentemente convidados a contribuir com seus conhecimentos e experiências nos projetos em andamento. Esse intercâmbio entre escola e família cria uma rede de apoio ao desenvolvimento das crianças, proporcionando-lhes múltiplas perspectivas e enriquecendo o aprendizado coletivo.

A cada fim de projeto, a escola organiza uma mostra/exposição onde as crianças apresentam os resultados de suas investigações para suas famílias. Esses eventos são momentos de celebração e partilha, nos quais as crianças ganham confiança ao apresentar seus trabalhos e as famílias têm a oportunidade de participar ativamente, colaborando em atividades propostas.

BLOG ALPHABETZ 7
Participação ativa das famílias em atividades com as crianças.

O Papel das Professoras como Mediadoras e Pesquisadoras

Na Alphabetz, as professoras desempenham um papel essencial como mediadoras do processo de aprendizagem. Inspiradas pela filosofia de Reggio Emilia, elas não apenas ensinam, mas também aprendem com as crianças, atuando como pesquisadoras que observam, documentam e refletem sobre cada etapa do desenvolvimento infantil.

As perguntas e provocações feitas pelas professoras são cuidadosamente planejadas para incentivar a curiosidade e o pensamento crítico das crianças. Ao invés de fornecer respostas prontas, as professoras incentivam os alunos a explorar, questionar e descobrir por si mesmos. Essa abordagem investigativa permite que as crianças desenvolvam habilidades de resolução de problemas e pensamento autônomo desde cedo.

Além disso, a observação contínua do comportamento e das interações das crianças permite que as professoras façam ajustes no planejamento das atividades, de forma a atender às necessidades e interesses de cada criança. Esse processo de documentação e reflexão constante é parte integrante da prática pedagógica na Alphabetz, garantindo que o aprendizado seja sempre dinâmico e envolvente.

BLOG ALPHABETZ 8
As professoras conduzem as atividades como mediadoras e pesquisadoras deixando que as crianças se sintam protagonistas.

A influência da filosofia Reggio Emilia na Escola Alphabetz representa um compromisso com a educação de qualidade, centrada na criança e orientada pela investigação. Ao integrar os princípios dessa abordagem ao currículo brasileiro, a escola consegue criar um ambiente onde as crianças são protagonistas de sua própria aprendizagem, explorando o mundo com curiosidade e criatividade. O ambiente escolar, cuidadosamente preparado para inspirar e incentivar a autonomia, atua como um terceiro professor, permitindo que as crianças experimentem, criem e desenvolvam suas “100 linguagens” de forma livre e significativa.

Com o apoio das professoras, que atuam como mediadoras e pesquisadoras, e o envolvimento ativo das famílias, a Alphabetz oferece um modelo educativo que prepara as crianças para serem pensadores críticos, criativos e colaborativos, capazes de enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidades sólidas.

***

Para conhecer um pouco mais sobre a Escola Alphabetz, entre em contato e agende uma visita.

***

Explore e recomende a Alphabetz nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/escolaalphabetz/
Youtube: https://www.youtube.com/@escolaalphabetz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/escolaalphabetz/

5 2 Votos
Avaliação do artigo
Inscrição
Notificar sobre

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress