Alphabetz

Do Feijão à Feijoada: Aprendizagem Baseada em Projetos na Turma Kinder

Neste artigo, exploraremos como a aprendizagem baseada em projetos pode enriquecer o processo de alfabetização e desenvolver habilidades, conceitos e competências nas crianças de 4 e 5 anos.

O projeto “Do Feijão à Feijoada” teve início no mês de abril, quando a professora Dayana Martins propôs uma dinâmica relacionada à letra “F” no contexto do método fônico. Observando que muitas crianças apresentavam seletividade alimentar em relação aos tipos de feijão, a professora decidiu explorar esse tema de forma lúdica e educativa.

1
Atividade na mesa de luz explorando os tipos de feijão e sua origem desde o campo.

Explorando os Tipos de Feijão

A nutricionista Brunella foi convidada para participar do projeto. Ela separou vários tipos de feijão e trouxe grãos crus para que as crianças pudessem visualizar a variedade existente. Ela também pediu à cozinha que servisse esses grãos às crianças. Enquanto as crianças experimentavam os feijões cozidos, Brunella e a professora Dayana as desafiaram a adivinhar qual tipo de feijão estavam provando. As crianças descobriram que todos os tipos tinham um sabor delicioso e que não era necessário rejeitar nenhum deles.

De Onde Vem o Feijão?

Como forma de enriquecer a experiência, a professora Dayana perguntou às crianças se sabiam de onde vinha o feijão. As respostas variaram de “da cozinha” a “do supermercado”. Foi então que, utilizando recursos como imagens e a mesa de luz,  ela introduziu o conceito de plantio de feijão, explorando a noção de campo e cidade. As crianças aprenderam sobre a importância do homem do campo na produção de alimentos.

2
Depois de plantar, regar e cuidadosamente observar seu crescimento, chegou o dia de levar os pés de feijão para casa.

Plantando Feijões

De forma lúdica, a turma Kinder leu a história de “João e o Pé de Feijão”. Inspirados pela narrativa, as crianças plantaram sementinhas de feijão em vasinhos individuais na área externa da escola. Eles regaram e observaram diariamente o desenvolvimento das plantinhas, compreendendo o ciclo de crescimento das plantas e a importância do cuidado e da paciência.

O Jantar Especial

Para encerrar o projeto, as professoras Dayana e Brunela propuseram um jantar especial no ateliê da escola. Apresentando imagens de diversas comidas feitas com feijão. Cada turma escolheu seu prato favorito, e a experiência sensorial permitiu que elas experimentassem diferentes sabores e texturas. A turma Kinder Arara Azul escolheu a feijoada, enquanto a turma Kinder Beija-Flor preferiu o feijão tropeiro, típico da culinária mineira e capixaba. 

3
"Do feijão à feijoada" celebra a culinária brasileira e oferece às crianças toda riqueza de sabores e texturas desse prato tradicional.

Considerações Pedagógicas

O projeto “Do Feijão à Feijoada” proporcionou uma série de aprendizados significativos:

  1. Alfabetização Contextualizada: A partir da letra “F”, as crianças exploraram o vocabulário relacionado ao feijão e à culinária brasileira.
  2. Conceitos de Origem e Produção: Compreender de onde vêm os alimentos e a importância do trabalho no campo.
  3. Observação e Cuidado: Acompanhar o crescimento das plantas, regando-as e observando as mudanças diárias.
  4. Escolhas Alimentares: A experiência sensorial permitiu que as crianças experimentassem diferentes tipos de feijão e ampliassem suas preferências alimentares.

 

Em suma, o projeto “Do Feijão à Feijoada” foi uma oportunidade valiosa para integrar conhecimentos, estimular a curiosidade e promover o aprendizado de forma prazerosa e significativa.

A Escola Alphabetz demonstrou que a ABP pode ser aplicada de maneira criativa, envolvendo as crianças em todas as etapas do processo e colocando-as como protagonistas. Dentro desse contexto, até mesmo os desafios, como a resistência inicial a provar os feijões, se tornaram oportunidades de aprendizado.

Um outro aspecto relevante é que, além de trabalhar a letra “F”, seu som e grafia no processo de alfabetização através do método fônico, o projeto abordou outras temáticas importantes, como a origem dos alimentos e a seletividade alimentar. Com esse criativo exemplo de aplicação da ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos, aprendemos que o feijão, além de ser um alimento saboroso, também é um excelente recurso pedagógico!

 

Quer assistir o vídeo do projeto? Clique aqui.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a Escola Alphabetz, entre em contato com nossa secretaria e agende uma visita.

***

Explore e recomende a Alphabetz nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/escolaalphabetz/
Youtube: https://www.youtube.com/@escolaalphabetz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/escolaalphabetz/

5 3 Votos
Avaliação do artigo
Inscrição
Notificar sobre

17 Comentários
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Muito bom essa experiencia!

Foi uma experiência maravilhosa que guardaremos para sempre!

Amei demais essa atividade! Tantos detalhes que com certeza fizeram toda diferença no aprendizado e vivência dos alunos! Queria eu ter ido nesse jantar, isso sim! Parabéns para todos os envolvidos!

Um projeto lindo, que permitiu as crianças vivenciarem o plantio e crescimento do feijão, uma aprendizagem contextualizada, criativa e que dessa forma amplia as preferências alimentares.

Last edited 7 meses atrás by Gerlania

Perfeito!!! O saber direcionado de maneira a abraçar uma variedade de saberes. Educando, orientando, estimulando o aprendizado e o respeito por aqueles que plantam, evidenciando a conexão em todos os contextos da vida 🧬.

Parabéns pela iniciativa e inovação Dayana que papai do Céu de abençoe

Muito boa essa experiência, muito bom para a vivência das crianças

Parabéns a todos os envolvidos! Um projeto envolvente, onde a criança vivenciou todo o processo, desde o plantio até chegar a mesa. Amei!

Muito gratificante ver uma professora criativa para aperfeiçoar o aprendizado tornando gostoso como um feijão tropeiro, meus parabéns

Parabéns um projeto lindo 👏👏 o

Minha família é toda educadora. Simplesmente fantástico. Com certeza essas crianças serão diferenciadas. Serão alfabetizadas com riqueza de detalhes. Estou incrivelmente apaixonada por esse trabalho. Parabéns pelo empenho.

Adorei o projeto, ele cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando assim, despertar os interesses das crianças.

Que projeto bacana! Quanto aprendizado! Parabéns Dayana, Brunella e todos que contribuíram.

Muito importante o projeto. É de extrema relevância que as crianças não percam a essência das coisas. Principalmente de tudo que vem da natureza. Parabéns!!!!

É encantador ver de perto todo trabalho desenvolvido na escola Alfhabetz.
O projeto “Do feijão à feijoada” foi desenvolvido com maestria pela professora Dayana .
Simplesmente maravilhoso ver tanto conhecimento sendo construído !
Parabéns Dayana , você é fantástica !
Parabéns crianças por todo envolvimento e aprendizado neste projeto !

[…] outra atividade inovadora, apresentada dentro do contexto do projeto Mares e Marés em desenvolvimento na Alphabetz neste trimestre, as crianças da Turma APZ Mini […]

[…] Do Feijão a Feijoada: Uma exploração da culinária brasileira, desde o plantio do feijão até o preparo do prato típico. […]

Neste artigo, exploraremos como a aprendizagem baseada em projetos pode enriquecer o processo de alfabetização e desenvolver habilidades, conceitos e competências nas crianças de 4 e 5 anos.

O projeto “Do Feijão à Feijoada” teve início no mês de abril, quando a professora Dayana Martins propôs uma dinâmica relacionada à letra “F” no contexto do método fônico. Observando que muitas crianças apresentavam seletividade alimentar em relação aos tipos de feijão, a professora decidiu explorar esse tema de forma lúdica e educativa.

1
Atividade na mesa de luz explorando os tipos de feijão e sua origem desde o campo.

Explorando os Tipos de Feijão

A nutricionista Brunella foi convidada para participar do projeto. Ela separou vários tipos de feijão e trouxe grãos crus para que as crianças pudessem visualizar a variedade existente. Ela também pediu à cozinha que servisse esses grãos às crianças. Enquanto as crianças experimentavam os feijões cozidos, Brunella e a professora Dayana as desafiaram a adivinhar qual tipo de feijão estavam provando. As crianças descobriram que todos os tipos tinham um sabor delicioso e que não era necessário rejeitar nenhum deles.

De Onde Vem o Feijão?

Como forma de enriquecer a experiência, a professora Dayana perguntou às crianças se sabiam de onde vinha o feijão. As respostas variaram de “da cozinha” a “do supermercado”. Foi então que, utilizando recursos como imagens e a mesa de luz,  ela introduziu o conceito de plantio de feijão, explorando a noção de campo e cidade. As crianças aprenderam sobre a importância do homem do campo na produção de alimentos.

2
Depois de plantar, regar e cuidadosamente observar seu crescimento, chegou o dia de levar os pés de feijão para casa.

Plantando Feijões

De forma lúdica, a turma Kinder leu a história de “João e o Pé de Feijão”. Inspirados pela narrativa, as crianças plantaram sementinhas de feijão em vasinhos individuais na área externa da escola. Eles regaram e observaram diariamente o desenvolvimento das plantinhas, compreendendo o ciclo de crescimento das plantas e a importância do cuidado e da paciência.

O Jantar Especial

Para encerrar o projeto, as professoras Dayana e Brunela propuseram um jantar especial no ateliê da escola. Apresentando imagens de diversas comidas feitas com feijão. Cada turma escolheu seu prato favorito, e a experiência sensorial permitiu que elas experimentassem diferentes sabores e texturas. A turma Kinder Arara Azul escolheu a feijoada, enquanto a turma Kinder Beija-Flor preferiu o feijão tropeiro, típico da culinária mineira e capixaba. 

3
"Do feijão à feijoada" celebra a culinária brasileira e oferece às crianças toda riqueza de sabores e texturas desse prato tradicional.

Considerações Pedagógicas

O projeto “Do Feijão à Feijoada” proporcionou uma série de aprendizados significativos:

  1. Alfabetização Contextualizada: A partir da letra “F”, as crianças exploraram o vocabulário relacionado ao feijão e à culinária brasileira.
  2. Conceitos de Origem e Produção: Compreender de onde vêm os alimentos e a importância do trabalho no campo.
  3. Observação e Cuidado: Acompanhar o crescimento das plantas, regando-as e observando as mudanças diárias.
  4. Escolhas Alimentares: A experiência sensorial permitiu que as crianças experimentassem diferentes tipos de feijão e ampliassem suas preferências alimentares.

 

Em suma, o projeto “Do Feijão à Feijoada” foi uma oportunidade valiosa para integrar conhecimentos, estimular a curiosidade e promover o aprendizado de forma prazerosa e significativa.

A Escola Alphabetz demonstrou que a ABP pode ser aplicada de maneira criativa, envolvendo as crianças em todas as etapas do processo e colocando-as como protagonistas. Dentro desse contexto, até mesmo os desafios, como a resistência inicial a provar os feijões, se tornaram oportunidades de aprendizado.

Um outro aspecto relevante é que, além de trabalhar a letra “F”, seu som e grafia no processo de alfabetização através do método fônico, o projeto abordou outras temáticas importantes, como a origem dos alimentos e a seletividade alimentar. Com esse criativo exemplo de aplicação da ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos, aprendemos que o feijão, além de ser um alimento saboroso, também é um excelente recurso pedagógico!

 

Quer assistir o vídeo do projeto? Clique aqui.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a Escola Alphabetz, entre em contato com nossa secretaria e agende uma visita.

***

Explore e recomende a Alphabetz nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/escolaalphabetz/
Youtube: https://www.youtube.com/@escolaalphabetz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/escolaalphabetz/

5 3 Votos
Avaliação do artigo
Inscrição
Notificar sobre

17 Comentários
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Muito bom essa experiencia!

Foi uma experiência maravilhosa que guardaremos para sempre!

Amei demais essa atividade! Tantos detalhes que com certeza fizeram toda diferença no aprendizado e vivência dos alunos! Queria eu ter ido nesse jantar, isso sim! Parabéns para todos os envolvidos!

Um projeto lindo, que permitiu as crianças vivenciarem o plantio e crescimento do feijão, uma aprendizagem contextualizada, criativa e que dessa forma amplia as preferências alimentares.

Last edited 7 meses atrás by Gerlania

Perfeito!!! O saber direcionado de maneira a abraçar uma variedade de saberes. Educando, orientando, estimulando o aprendizado e o respeito por aqueles que plantam, evidenciando a conexão em todos os contextos da vida 🧬.

Parabéns pela iniciativa e inovação Dayana que papai do Céu de abençoe

Muito boa essa experiência, muito bom para a vivência das crianças

Parabéns a todos os envolvidos! Um projeto envolvente, onde a criança vivenciou todo o processo, desde o plantio até chegar a mesa. Amei!

Muito gratificante ver uma professora criativa para aperfeiçoar o aprendizado tornando gostoso como um feijão tropeiro, meus parabéns

Parabéns um projeto lindo 👏👏 o

Minha família é toda educadora. Simplesmente fantástico. Com certeza essas crianças serão diferenciadas. Serão alfabetizadas com riqueza de detalhes. Estou incrivelmente apaixonada por esse trabalho. Parabéns pelo empenho.

Adorei o projeto, ele cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando assim, despertar os interesses das crianças.

Que projeto bacana! Quanto aprendizado! Parabéns Dayana, Brunella e todos que contribuíram.

Muito importante o projeto. É de extrema relevância que as crianças não percam a essência das coisas. Principalmente de tudo que vem da natureza. Parabéns!!!!

É encantador ver de perto todo trabalho desenvolvido na escola Alfhabetz.
O projeto “Do feijão à feijoada” foi desenvolvido com maestria pela professora Dayana .
Simplesmente maravilhoso ver tanto conhecimento sendo construído !
Parabéns Dayana , você é fantástica !
Parabéns crianças por todo envolvimento e aprendizado neste projeto !

[…] outra atividade inovadora, apresentada dentro do contexto do projeto Mares e Marés em desenvolvimento na Alphabetz neste trimestre, as crianças da Turma APZ Mini […]

[…] Do Feijão a Feijoada: Uma exploração da culinária brasileira, desde o plantio do feijão até o preparo do prato típico. […]

plugins premium WordPress