“Aqui na Alphabetz, enfatizamos a importância da inserção da criança no mundo da leitura desde muito cedo para que ela se torne mais criativa, imaginativa e desenvolva habilidades cognitivas relacionadas a alfabetização“. Kamilla Azevedo professora da turma APZ Kinder B.
Sempre em busca das melhores práticas educacionais, a Escola Alphabetz, vem utilizando o método fônico de alfabetização com nossas crianças. Esse método de aprendizagem tem se mostrado uma ferramenta valiosa no ensino da leitura. Neste artigo, vamos explorar o que é o método fônico, por que ele se tornou popular, como é estruturado, seus benefícios e como os pais podem apoiar esse processo em casa.
O Que é o Método Fônico?
Partindo da ideia que a leitura e a escrita não são naturais do ser humano e que, na verdade, o alfabeto é uma invenção da nossa espécie, o método fônico é uma abordagem de alfabetização que ensina as crianças a lerem e escreverem através da associação entre os sons das letras (fonemas) e sua representação escrita (grafemas). Ao invés de memorizar palavras inteiras, as crianças aprendem a decodificar e formar palavras a partir de seus componentes sonoros básicos.
A Popularização do Método Fônico
Nas últimas décadas, o método fônico se popularizou devido à sua eficácia comprovada em estudos e pesquisas. Um relatório influente do National Reading Panel, em 2000, destacou a importância da instrução fônica sistemática, mostrando que crianças que recebem esse tipo de instrução têm um desempenho significativamente melhor em leitura do que aqueles que não recebem.
Estruturação do Método Fônico
A aplicação do método fônico é feita em etapas progressivas:
1. Consciência Fonêmica: Ouvindo e Manipulando Sons
A primeira etapa do método fônico é desenvolver a consciência fonêmica. Isso envolve ajudar as crianças a perceberem e diferenciarem os sons da fala. Aqui estão algumas atividades que são realizadas:
- Jogos de Rimas: Brincar com palavras que rimam ajuda as crianças a identificar padrões sonoros.
- Segmentação de Palavras: Dividir palavras em sílabas ou fonemas ajuda a entender sua estrutura sonora.
- Identificação de Sons: Ouvir e identificar os sons iniciais, finais e intermediários nas palavras.
2. Associação Fonema-Grafema: Aprendendo as Letras e Seus Sons
Na segunda etapa, introduzimos as letras e seus sons correspondentes. Aqui estão algumas estratégias:
- Apresentação das Letras: Mostrar às crianças como cada letra se pronuncia. Por exemplo, “a” representa o som /a/, “b” representa o som /b/.
- Combinações de Letras: Ensinar as combinações de letras, como “ch”, “lh”, “ss”, para que as crianças possam formar palavras mais complexas.
3. Formação de Palavras: Construindo Sílabas e Vocábulos
Agora é hora de usar os fonemas para formar palavras. Começamos com palavras simples e sílabas:
- Exemplos Iniciais: “la”, “ma”, “ca”.
- Progressão: Avançamos para palavras como “vela”, “mamãe” e “casa”.
4. Fluência na Leitura: Praticando para Compreender
A leitura é fundamental para desenvolver a fluência e a compreensão:
- Leitura Regular: Ler com e para as crianças regularmente. Quanto mais elas praticarem, mais fluentes se tornarão.
- Compreensão: Discutir o conteúdo dos textos e fazer perguntas ajuda a entender o significado da leitura.
5. Compreensão de Texto: Interpretando e Relacionando Informações
Na última etapa, ensinamos estratégias para compreender o que é lido:
- Inferências: Ensinar as crianças a fazerem inferências com base no contexto.
- Ideias Principais: Identificar as ideias principais dos textos.
- Relacionamento de Informações: Ajudar a relacionar informações e construir significado.
O método fônico é uma base sólida para a alfabetização. Adaptando as atividades às necessidades individuais de cada criança, podemos ajudá-las a se tornarem leitores confiantes e apaixonados desde tenra idade.
Benefícios na Educação Infantil
Os benefícios do método fônico na educação infantil são vastos:
- Melhora na Decodificação: As crianças aprendem a decodificar palavras de forma mais rápida e eficiente.
- Aumento da Compreensão: A leitura se torna mais fluente, o que melhora a compreensão do texto.
- Desenvolvimento da Escrita: Há uma correlação positiva entre a compreensão dos fonemas e a habilidade de escrever corretamente.
- Confiança na Leitura: As crianças se tornam leitores mais confiantes e independentes.
Segundo a Dra. Linnea Ehri, uma das principais pesquisadoras na área de alfabetização, o método fônico permite que as crianças desenvolvam um “sistema de escrita alfabética”, que é fundamental para a leitura e escrita competentes.
Aplicação do Método pelo mundo
Estudos mostram que escolas que adotam o método fônico têm taxas de alfabetização mais altas. Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Educational Endowment Foundation revelou que crianças que receberam instrução fônica melhoraram sua leitura em 3 meses mais cedo do que o esperado em um ano letivo.
Dicas para Pais Interessados
Os pais desempenham um papel crucial no apoio à alfabetização em casa. Aqui estão algumas dicas:
- Leia em Voz Alta: Leia para seu filho regularmente e peça para ele acompanhar o texto. Explore rimas e aliterações.
- Jogos Fonêmicos: Engaje seu filho em jogos que envolvam sons e letras.
- Prática Diária: Encoraje a prática diária da leitura de palavras e textos simples.
- Paciência e Encorajamento: Seja paciente e ofereça muito encorajamento.
Na Escola Alphabetz, acreditamos que o método fônico é uma ferramenta poderosa para a alfabetização. A professora Dayana Martins da turma APZ Kinder A lembra “que a alfabetização é uma porta de entrada para um mundo de conhecimentos e com o apoio dos pais em casa, podemos maximizar o potencial de cada criança para se tornar um leitor confiante e bem-sucedido”.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e útil. Se quiserem saber mais sobre como aplicamos o método fônico na Escola Alphabetz, não hesitem em nos contatar. Juntos, podemos fazer a diferença na jornada educacional de nossos filhos.
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: National Reading Panel. (2000). Teaching children to read: An evidence-based assessment of the scientific research literature on reading and its implications for reading instruction. : Ehri, L. C. (2003). Systematic phonics instruction: Findings of the National Reading Panel. : Educational Endowment Foundation. (2017). The effectiveness of a systematic phonics instruction program.
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