Alphabetz

A Importância da Documentação Pedagógica: Histórias sobre Mim na Escola Alphabetz

O trabalho das crianças não é casualmente criado, mas é o resultado de uma exploração guiada de temas e eventos relevantes para a vida das crianças e da comunidade mais ampla (EDWARDS, Carolyn. “As cem linguagens da criança: a abordagem Reggio Emilia na educação da primeira Infância”, v. 1., 2016).

Na Escola Alphabetz, os últimos dias foram marcados por um evento especial: a apresentação do macro projeto “Histórias sobre Mim”. Desenvolvido pelas diversas turmas ao longo do primeiro trimestre, esse projeto se tornou o fio de Ariadne que conectou e deu sentido a uma série de atividades e subprojetos. Vamos explorar a relevância da documentação pedagógica nesse contexto e como ela enriqueceu a experiência das crianças, pais e educadores.

Documentação Pedagógica: Histórias sobre Mim na Escola Alphabetz
A mostra de encerramento do projeto trimestral Histórias sobre Mim movimentou a comunidade escolar da Alphabetz e demonstrou a importância da documentação pedagógica na relação família-escola.

 

O Projeto “Histórias sobre Mim”

O projeto “Histórias sobre Mim” foi uma jornada emocionante para as crianças da Escola Alphabetz. Durante dois dias, os pais e responsáveis foram recepcionados nas salas de aula pelas próprias crianças. Cada uma delas apresentou e relatou os diversos trabalhos desenvolvidos ao longo do trimestre. Crianças das turmas Baby, Mini e Kinder demonstraram alegria e desenvoltura ao compartilhar suas conquistas.

24
O pequeno Luca reconhecendo-se e apresentando à sua mamãe Tálita sua participação do subprojeto com argila na Turma Baby.

A Diversidade de Expressões

O projeto abrangeu uma variedade de formas de expressão, refletindo a maturidade e a criatividade de cada faixa etária:

  1. Desenhos e Pinturas:
    • As salas ganharam vida com desenhos coloridos e pinturas expressivas.
    • Cenas cotidianas, representações da família e autorretratos foram destacados em cada uma das mostras.
    • Cada traço revelava a expressão das crianças, proporcionando um vislumbre de suas personalidades e experiências.
  2. Colagens e Modelagens:
    • A modelagem de argila e outros materiais permitiu que as crianças explorassem texturas e formas tridimensionais.
    • Nas diferentes faixas etárias, observou-se o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de diversas habilidades manuais e cognitivas.
  3. Reconhecimento das Letras e Seus Sons:
    • Utilizando o método fônico, os professores da Alphabetz introduziram, adequadamente para cada faixa etária, vogais e consoantes.
    • As crianças mais velhas culminaram na escrita e leitura de seus próprios nomes completos.
    • Muita criatividade e vocabulário ampliado foram utilizados como recursos pedagógicos durante “Histórias sobre Mim”.
23
A mostra além de expositiva, também foi interativa e permitiu aos pais que experimentassem com seus filhos algumas das dinâmicas propostas no trimestre. Na foto, Marcelo e sua mãe Camila montam parte de uma grande colcha de retalhos na turma Kinder Arara Azul.
25
Na turma Kinder Beija Flor a mamãe do Tito, Silvia e o papai da Liz, Daniel, observam os autorretratos desenvolvidos e executados pelas crianças, em várias camadas sobrepostas, a partir do modelo mental de suas fotografias.
27
Acompanhando a exposição da produção artística das crianças no período, o Ateliê da escola também promoveu outras oportunidades interativas através da modelagem em argila e da pintura.

Documentação Pedagógica: Os Portfólios Individuais e a Avaliação em Tempo Real

Na Escola Alphabetz, a avaliação das crianças ocorre em tempo real. Através do aplicativo da escola, os professores têm a oportunidade de compartilhar suas observações de sala de aula com os pais, permitindo que esses interajam e auxiliem no desenvolvimento das crianças em casa. Para os professores, essa ferramenta de documentação pedagógica online e em tempo real segue o cotidiano e a rotina das crianças.

Além disso, na finalização dos projetos trimestrais, a escola lança mão dos Portfólios Individuais como documentação pedagógica principal. Assim, ao final das apresentações de “Histórias sobre Mim”, os pais receberam os portfólios de seus filhos. Esses portfólios continham a descrição dos principais projetos e atividades desenvolvidas no período. Dentro do portfólio, cada atividade era acompanhada de uma lista das habilidades desenvolvidas, o contexto em que ocorreu e observações específicas sobre cada criança. Fotos do desenvolvimento das atividades e dos resultados dos trabalhos complementam essa rica documentação pedagógica.

Documentação Pedagógica: Histórias sobre Mim na Escola Alphabetz
Ferramenta vital para os educadores e meio eficaz para acompanhamento da família, o portfólio individual vai além e ajuda a organizar e materializar as memórias significativas das crianças.

Reflexão, Reconhecimento e Empoderamento

Conversando com a Diretora Pedagógica Bruna Sindra e a professora Dayana Martins, entendemos que os portfólios individuais não servem apenas para a organização dos professores e a curiosidade dos pais; eles têm um propósito mais profundo.

  1. Reflexão e Análise:
    • Os educadores não se limitaram a registrar apenas o que as crianças fizeram; eles também documentaram suas reações, descobertas e processos de aprendizagem.
    • Essa abordagem permite uma análise mais profunda e uma base sólida para o planejamento futuro.
    • A documentação detalhada ajuda a monitorar o progresso individual e a adaptar o ensino às particularidades de cada criança.
  2. Narrativas das Crianças:
    • As frases ditas pelas próprias crianças foram incorporadas aos portfólios.
    • Essas pequenas pérolas de sabedoria ilustram o sentimento delas durante cada atividade e proporcionam uma visão autêntica de sua experiência.
  3. Empoderamento e Protagonismo:
    • O portfólio do projeto “Histórias sobre Mim” não apenas informa os pais, mas também empodera as crianças.
    • Elas se veem como protagonistas de suas próprias histórias, recontando suas memórias e conquistas de forma significativa e autêntica.
28
Ao receber um abraço gostoso da Vovó Célia, a pequena Anna demonstra a alegria de ter a família participando de sua vida escolar. Esses momentos especiais promovem memórias importantes e elevam a autoestima da criança.

Inspiração e Inovação na Experiência Educacional

A documentação pedagógica do projeto “Histórias sobre Mim”na Escola Alphabetz é um exemplo inspirador de como ferramentas online, as mostras e principalmente os portfólios individuais podem ser usados de forma inovadora para enriquecer a experiência educacional

Documentar o processo de aprendizagem das crianças de maneira única e especial é o que a Escola Alphabetz vem fazendo com excelência e maestria a favor da educação de qualidade.

Felizmente, a iniciativa vem sendo reconhecida no depoimento dos pais:

  • Estamos muito satisfeitos com a escola! As atividades são variadas e estimulam as crianças em todas as áreas (motora, sensorial, intelectual, etc.)! A evolução dela é nítida! Não trocamos a escola por nada! (Kamila Sarti)
  • Experiências incríveis! Profissionais excepcionais!! (Gabriela Lóss Corradi).
  • Não poderíamos ter escolhido uma escola melhor para Alice, ela é extremamente feliz na Alphabetz e só podemos elogiar a estrutura e toda a equipe. (Bruno Serpa).

 

Cheia de alegria, gratidão e aprendizados com o  projeto “Histórias sobre Mim”e sua documentação pedagógica, a Escola Alphabetz, seu corpo docente e suas crianças seguem para jornada do próximo trimestre em “Mares e Marés”. 

Que essa abordagem dos projetos e sua documentação pedagógica continue a florescer na Alphabetz, inspirando outras escolas e educadores a valorizar e documentar o processo de aprendizagem das crianças de maneira singular e significativa, como ferramenta de avaliação formativa e de reflexão sobre a prática pedagógica.

Quer assistir o vídeo do projeto? Clique aqui.

Para conhecer um pouco mais sobre a Escola Alphabetz, entre em contato com nossa secretaria e agende uma visita.

***

Explore e recomende a Alphabetz nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/escolaalphabetz/
Youtube: https://www.youtube.com/@escolaalphabetz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/escolaalphabetz/

plugins premium WordPress