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Do Quarteto das Emoções ao Complexo Emocional: Como ‘Divertida Mente’ nos Ajuda a Entender o Cérebro em Desenvolvimento

Com o lançamento recente de “Divertida Mente 2” nos cinemas, as emoções voltaram a ser o centro das atenções. Mas o que essa cativante animação da Pixar pode nos ensinar sobre o desenvolvimento emocional das nossas crianças? Muito mais do que você imagina!

Neste artigo, vamos usar os filmes “Divertida Mente” como ponto de partida para uma jornada fascinante pelo universo das emoções infantis. Vamos explorar como o cérebro das crianças se desenvolve, como as emoções básicas evoluem para sentimentos mais complexos, e como nós, como pais e educadores, podemos apoiar esse desenvolvimento crucial.

cena de divertida mente 2 - desenvolvimento infantil
Cena do filme “Divertida Mente 2” quando as emoções básicas, Alegria, Tristeza, Raiva, Medo - e Nojo - encontram uma nova emoção mais complexa.

O Quarteto das Emoções Básicas

No primeiro filme “Divertida Mente”, somos apresentados a quatro emoções principais que habitam a mente da pequena Riley: Alegria, Tristeza, Raiva e Medo. Essas emoções básicas são fundamentais para o desenvolvimento emocional das crianças, especialmente na faixa etária de 0 a 5 anos.

Alegria

A Alegria é essencial para o bem-estar emocional da criança. Ela estimula a exploração, a curiosidade e a formação de vínculos positivos. Quando uma criança experimenta alegria, seu cérebro libera neurotransmissores como a dopamina, que reforçam comportamentos positivos e facilitam a aprendizagem.

Tristeza

Embora muitas vezes vista como negativa, a Tristeza desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional. Ela ajuda as crianças a processar perdas, lidar com decepções e buscar conforto. A capacidade de sentir e expressar tristeza é fundamental para o desenvolvimento da empatia.

Raiva

A Raiva, quando bem direcionada, pode ser uma força motivadora. Ela ajuda as crianças a estabelecer limites, defender-se e lutar pelo que acreditam. Aprender a gerenciar a raiva de forma construtiva é uma habilidade vital que começa a se desenvolver nos primeiros anos de vida.

Medo

O Medo tem uma função protetora essencial. Ele ajuda as crianças a reconhecer e evitar situações potencialmente perigosas. Ao mesmo tempo, aprender a enfrentar medos adequados à idade é crucial para o desenvolvimento da coragem e da resiliência.

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Nesta imagem vemos que as emoções básicas da primeira infância de DIVERTIDA MENTE vão preparar o terreno da mente humana para emoções mais complexas na adolescência em DIVERTIDA MENTE 2.

O Cérebro em Desenvolvimento

O cérebro infantil é uma obra-prima em constante evolução, formando mais de um milhão de novas conexões neurais por segundo nos primeiros anos de vida. Essa incrível plasticidade cerebral torna a primeira infância um período crítico para o desenvolvimento emocional. Cada experiência emocional que uma criança vivencia fortalece certas conexões neurais enquanto enfraquece outras, esculpindo o cérebro e criando padrões que influenciarão como a criança processará emoções no futuro. A amígdala, uma pequena estrutura em forma de amêndoa no cérebro, desempenha um papel crucial nesse processo, sendo altamente reativa em crianças pequenas, o que explica a intensidade e dificuldade de controle das emoções nessa fase.

À medida que as crianças crescem, o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio e controle dos impulsos, se desenvolve gradualmente. Este desenvolvimento é fundamental, pois permite que as crianças comecem a regular melhor suas emoções com o tempo. É como se o cérebro estivesse em uma dança constante, com a amígdala liderando as respostas emocionais intensas nos primeiros anos, enquanto o córtex pré-frontal, como um maestro em treinamento, aprende gradualmente a orquestrar e modular essas respostas emocionais, proporcionando um equilíbrio cada vez maior entre emoção e razão.

Alfabetização Emocional na Prática: As Iniciativas da Alphabetz

Na Alphabetz, acreditamos que a alfabetização emocional é tão importante quanto aprender a ler e escrever. Por isso, desenvolvemos atividades especialmente projetadas para nutrir o desenvolvimento emocional das nossas crianças.

Explorando “O Monstro das Cores”

Uma das atividades favoritas da turma Mini (2 e 3 anos) no último mês, envolveu o livro “O Monstro das Cores”. Nesta atividade, as crianças foram convidadas a explorar diferentes emoções de forma lúdica e envolvente.

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Contação de histórias com O MONSTRO DAS CORES na Alphabetz

Como relata a professora Makleny Lima: “Exploramos juntos o livro ‘O Monstro das Cores‘ e as emoções presentes na história. Convidamos os pequenos a escolherem uma emoção para representar. Foi uma oportunidade incrível para aprender sobre sentimentos de uma forma lúdica e envolvente!”

Esta atividade não apenas ajuda as crianças a identificar e nomear emoções, mas também as encoraja a expressá-las de maneira saudável. 

Ao trabalhar com “O Monstro das Cores“, as crianças da Alphabetz estão desenvolvendo a habilidade crucial de compreender e observar nossa própria mente e a mente dos outros, como no conceito de “mindsight” proposto pelo Dr. Daniel Siegel. Elas aprendem a identificar diferentes estados emocionais, a associá-los a cores e situações específicas, e a reconhecer essas emoções em si mesmas e nos outros. Isso lança as bases para uma compreensão emocional mais profunda e uma comunicação mais eficaz e empática no futuro.

Emoções e Marés: Uma Metáfora Poderosa

Em outra atividade inovadora, apresentada dentro do contexto do projeto Mares e Marés em desenvolvimento na Alphabetz neste trimestre, as crianças da Turma APZ Mini exploraram a conexão entre emoções e as fases da maré. Como explica a professora Makleny:

“Hoje os pequenos puderam explorar suas emoções, sendo convidados a refletirem e expressarem em forma de desenho, seus sentimentos de uma forma bem criativa e envolvente. Usamos imagens de expressões faciais dos próprios amigos e as relacionamos com imagens das fases da maré.”

Esta atividade ensina às crianças que, assim como as marés, nossas emoções são fluidas e mutáveis. É uma lição poderosa sobre a natureza transitória dos sentimentos, ajudando as crianças a desenvolver resiliência emocional.

“Assim como as marés mudam, nossas emoções também variam. É importante entender e aceitar que todas as emoções fazem parte de nós e que, assim como a maré, elas vêm e vão,” acrescenta a professora.

Esta abordagem se alinha perfeitamente com as pesquisas do Dr. Richard Davidson sobre regulação emocional. O Dr. Davidson, neurocientista renomado, define a regulação emocional como a capacidade de modular nossas respostas emocionais de maneira adaptativa ao ambiente. Seus estudos revelam que esta é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada, especialmente durante a infância, quando o cérebro possui uma notável plasticidade. A consciência da natureza transitória das emoções, segundo Davidson, é um componente crucial para uma regulação emocional eficaz.

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Tal como as marés e as ondas, as emoções vem e vão e aprender a observar esse movimento da própria mente é um caminho para o desenvolvimento emocional saudável.

Ao compreender que as emoções são passageiras, assim como as marés na nossa atividade, as crianças desenvolvem uma maior capacidade de gerenciá-las de forma saudável. Isso reduz a reatividade emocional, aumenta a resiliência e incentiva o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Na Alphabetz, incorporamos esses princípios em nossas atividades diárias, lembrando as crianças que suas emoções são como ondas – elas crescem e diminuem. Esta compreensão não apenas ajuda no momento presente, mas também estabelece padrões saudáveis de regulação emocional que serão valiosos ao longo de toda a vida.

Preparando o Terreno para Emoções Mais Complexas

Enquanto o primeiro filme “Divertida Mente” nos apresenta as emoções básicas, “Divertida Mente 2” nos leva a um território emocional mais complexo. A protagonista, agora adolescente, experimenta emoções como ansiedade, vergonha, tédio e inveja.

Embora nosso foco na Alphabetz seja em crianças de 0 a 5 anos, é crucial entender como o trabalho emocional na primeira infância prepara o terreno para lidar com essas emoções mais sofisticadas no futuro.

Da Simplicidade à Complexidade

À medida que o cérebro se desenvolve, as emoções também evoluem. As experiências emocionais na primeira infância formam a base sobre a qual emoções mais complexas serão construídas. Por exemplo, a capacidade de lidar com a frustração na infância pode influenciar como um adolescente lida com o tédio ou a inveja.

O Poder do Mindset de Crescimento

A psicóloga Carol Dweck introduziu o conceito de “mindset de crescimento” – a crença de que nossas habilidades, incluindo nossa inteligência emocional, podem ser desenvolvidas através do esforço e da prática. Em contraste com um “mindset fixo”, que vê as habilidades como imutáveis, o mindset de crescimento incentiva a resiliência e a persistência diante dos desafios.

Aplicado às emoções, isso significa ensinar às crianças que elas podem aprender a gerenciar seus sentimentos, por mais desafiadores que sejam. Não se trata de nunca sentir emoções difíceis, mas de acreditar na própria capacidade de lidar com elas e crescer através dessas experiências.

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A imagem compara as principais manifestações do mindset de crescimento em contraposição ao mindset fixo.

Podemos ver um exemplo claro desse conceito em “Divertida Mente”. No início do filme, Riley luta para lidar com suas emoções após a mudança para uma nova cidade. Ela tenta suprimir sua tristeza, acreditando que deveria estar sempre feliz para agradar seus pais – um exemplo de mindset fixo em relação às emoções.

No entanto, ao longo do filme, Riley aprende a aceitar e integrar todas as suas emoções, incluindo a tristeza. O momento crucial ocorre quando Alegria percebe que Tristeza tem um papel importante a desempenhar, permitindo que Riley expresse seus sentimentos verdadeiros e receba o apoio de que precisa. Esta evolução representa o desenvolvimento de um mindset de crescimento em relação às emoções.

Riley aprende que é normal e saudável sentir uma variedade de emoções e que, com prática e apoio, ela pode navegar por elas de maneira mais eficaz. Este é exatamente o tipo de mentalidade que buscamos cultivar nas crianças da Alphabetz através de atividades que exploram as emoções.

Na Alphabetz, incorporamos esse conceito em nossas atividades, encorajando as crianças a verem desafios emocionais como oportunidades de crescimento. Por exemplo, quando uma criança se frustra durante uma tarefa difícil, nós a encorajamos a ver isso como uma chance de desenvolver perseverança, em vez de um sinal de fracasso.

O Papel dos Pais no Desenvolvimento Emocional

Os pais desempenham um papel crucial no desenvolvimento emocional de seus filhos. Aqui estão algumas dicas práticas para continuar o trabalho em casa:

  1. Nomeie as emoções: Ajude seu filho a identificar e nomear o que está sentindo. “Parece que você está frustrado porque o quebra-cabeça é difícil.”
  2. Valide os sentimentos: Reconheça as emoções do seu filho sem julgá-las. “Entendo que você esteja triste porque seu amigo não pôde vir brincar hoje.”
  3. Modele regulação emocional: Mostre como você lida com suas próprias emoções de maneira saudável.
  4. Crie um ritual para algumas emoções: Ensine o que seu filho pode fazer quando sentir raiva, ou outro sentimento, como contar até dez, bater palmas ou respirar fundo. Ensine que ele pode usar esse mesmo recurso sempre que reconhecer que está vivendo aquela emoção.
  5. Use histórias e jogos: Utilize livros como “O Monstro das Cores” ou jogos que explorem emoções para discutir sentimentos de maneira lúdica.

O desenvolvimento emocional é uma jornada fascinante que começa nos primeiros dias de vida e continua ao longo de toda a infância e adolescência. Ao compreender como o cérebro das crianças se desenvolve e como as emoções evoluem, podemos oferecer o suporte necessário para que nossos pequenos cresçam emocionalmente saudáveis e resilientes.

Na Alphabetz, estamos comprometidos em estar na vanguarda da educação emocional. Através de atividades cuidadosamente planejadas e baseadas nas mais recentes pesquisas em neurociência e psicologia do desenvolvimento, estamos preparando nossas crianças não apenas para lidar com as emoções básicas do presente, mas também para navegar no complexo mundo emocional que as espera no futuro.

Lembre-se, cada momento de conexão emocional com seu filho é uma oportunidade de fortalecer seu cérebro e prepará-lo para os desafios que virão. Assim como os personagens de “Divertida Mente” trabalham em harmonia para guiar Riley através das complexidades da vida, nós – pais, educadores e cuidadores – temos o privilégio de guiar nossas crianças em sua jornada emocional.

Vamos embarcar juntos nessa aventura emocionante de criar crianças emocionalmente inteligentes e resilientes!

 

 

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